IIDAC integra debate sobre combate ao trabalho infantil

Campo Grande (MS), 10 de junho 2013 – O vice-presidente do IIDAC, Gilbert Scharnik, participa nesta segunda (10) e terça-feira (11) em Campo Grande do terceiro dos cinco encontros regionais preparatórios para a III Conferência Global sobre Trabalho Infantil, que será realizada de 8 a 10 de outubro deste ano, em Brasília. O IIDAC, organização integrante do Fórum Goiano de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FPETIGO), debaterá junto com outras organizações e representantes de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal o documento Brasil, que será avaliado na etapa nacional preparatória, em agosto. Eles também discutirão o documento base a ser apresentado na Conferência Global sobre Trabalho Infantil. Além disso, escolherão os representantes da região para o encontro nacional e a Conferência Global.

O Brasil foi indicado para sediar a Conferência Global por ser referência no combate ao trabalho infantil. Com políticas públicas e apoio da sociedade civil, o número de crianças e adolescentes entre 5 anos e 17 anos em situação de trabalho infantil no país foi reduzido em 57% entre 1992 e 2011. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) faz parte do comitê organizador do evento internacional e participa de todas as etapas preparatórias.

Os encontros regionais são coordenados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os próximos dois já estão marcados: na Região Sudeste, o encontro será em Belo Horizonte, nos dias 13 e 14; e na Região Norte, nos dias 27 e 28, em Belém. As regiões Sul e Nordeste já realizaram seus encontros.

III Conferência Global sobre Trabalho Infantil

Presidida e organizada pelo governo brasileiro, a III Conferência Global sobre Trabalho Infantil tem o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e deverá reunir delegações de 193 países, que serão formadas por representantes de governos, organizações de trabalhadores, empregadores e sociedade civil.

Esta é a primeira vez que a Conferência Global sobre Trabalho Infantil é promovida fora da Europa. O primeiro encontro, reconhecido como global pela OIT, foi realizado em 1997, em Amsterdam, e a segunda edição da conferência ocorreu em 2010, em Haia. Os ministérios das Relações Exteriores (MRE) e o do Trabalho e Emprego ocupam a vice-presidência da estrutura de organização da III Conferência Global sobre Trabalho Infantil.

O objetivo do evento global é fazer um balanço das ações de combate ao trabalho infantil em escala mundial, aprofundar a troca de experiências entre países e regiões e acelerar, por meio do compromisso de governos e parceiros sociais, a erradicação das piores formas de trabalho infantil.

Fonte: Ascom/MDS

www.mds.gov.br/saladeimprensa




Instituto Internacional para o
Desenvolvimento da Cidadania

  • Brazil
  • USA
Copyright © 1998 - 2017 IIDAC. All rights reserved